Curiosidades do sono: Você sabe o que acontece no seu corpo quando você dorme?  

Um boa noite de sono é simplesmente algo maravilhoso, não é mesmo? Nós já nos levantamos bem-dispostos e com as energias revigoradas para um novo dia de trabalho e tarefas do cotidiano. Dormir bem e com qualidade é mais do que necessário para que seu corpo funcione da maneira correta.

Enquanto estamos dormindo temos a impressão de que nada está acontecendo, mas a verdade é que nosso organismo continua realizando diversas atividades que além de revigorantes, auxiliam no nosso bem-estar diário. Sendo assim, descubra a seguir o que acontece no seu corpo durante o sono!

 Momento que você começa a pegar no sono 

Já percebeu que assim que você se deita para dormir, nos primeiros minutos você tem mais facilidade para despertar? Qualquer barulho, notificação de celular ou luz acesa já é suficiente para nos deixar alerta. Esse pequeno período se chama fase do adormecimento, ela caracteriza a primeira fase do sono e dura em torno de 15 minutos.

Nesse momento seu cérebro ainda está iniciando o relaxamento, sendo capaz de perceber qualquer tipo de estímulo externo. Logo na sequência, o corpo entra na fase do sono mais leve, que representa em torno de 50% do seu período de sono, e é quando o corpo começa a ficar mais pesado e o ritmo cardíaco desacelera.

 Início do Sono Profundo 

Depois, inicia-se a fase da introdução ao sono profundo, que corresponde a algo em torno de 5% do seu tempo dormindo e é quando o descanso começa a de fato acontecer. A próxima fase é o sono profundo, a melhor parte de todas, diga-se de passagem, é o momento que você fica totalmente inconsciente e descansa profundamente.

Depois desses 4 momentos entramos na fase REM, onde sua frequência respiratória volta a aumentar e seu cérebro passa a fazer uma espécie de limpeza, guardando informações importantes e descartando o que não for útil.

Nesses processos e fases de sono, vale comentar algumas coisas que acontecem com todos nós:

1) A temperatura corporal diminui

Já se pegou tendo que levantar-se durante a noite para pegar um cobertor porque o lençol de repente pareceu insuficiente para te aquecer?

Em nossa rotina, realizamos diversas atividades que além de consumirem energia também queimam calorias, logo o corpo segue aquecido. Já durante o sono, entra em modo de economia de energia, pois já não precisamos mais desenvolver tantas funções motoras ou mentais, o que resulta em mais sensação de frio.

2) A garganta fica mais estreita

Outra curiosidade é que seus músculos relaxam ao ponto de sua garganta fechar levemente enquanto dorme. Não é à toa que muitas pessoas roncam durante noite, mesmo que não haja qualquer tipo de congestionamento nasal. Em alguns casos, o estreitamento da garganta ocorre em um nível maior fazendo com que elas fiquem alguns minutos sem respirar, também conhecido como apneia do sono.

3) Os membros do corpo ficam paralisados

Sabe aquela fase gostosa de relaxamento intenso e sono profundo que comentamos ainda a pouco? Nesse período os músculos das extremidades inferiores e superiores não realizam movimentos. Se você tiver a impressão de que seu corpo está caindo, esse é apenas um estímulo que seu cérebro encontra para te manter em estado de alerta, aumentando seu sistema de autodefesa e adaptando seu corpo às mudanças que o restante da noite trará para o seu sono.

Muito interessante, não é? Nós amamos falar de sono, descanso, tranquilidade e bem-estar. Afinal, sua saúde e bem-estar é nosso trabalho, a EcoTherapy é especialista em criar colchões de altíssima qualidade para garantir noites de sono verdadeiramente relaxantes.

Ficou interessado? Então entre em contato agora mesmo e conheça nosso catálogo completo!